quinta-feira, 22 de maio de 2014

Conscientização- CMH

Painéis








Roupa inspirada na modelo Heidi Klum em que uma pessoa estará fantasiada de músculo.




Esqueleto 



                 Espelho giratório com um lado plano, e o outro lado distorcido, mostrando o hoje e o que será amanhã.

Grupo de Imagens





“Corporeidade é tema de discussões científicas, realizadas com radicalidade, com rigor e de forma contextualizada, mas sem separar o corpo em partes para depois juntar”.

Wagner Wey Moreira




“Corporeidade é o ser vivente exercitando sua motricidade. Corporeidade não é um conceito, é um estilo de vida na busca da superação.”

                                                                                                                  Wagner Wey Moreira








Corporeidade é incorporar signos, símbolos, prazeres, necessidades, através de atos ousados ou através de recuos necessários sem achar que um nega o outro. É cativar e ser cativado por outros, pelas coisas, pelo mundo, numa relação dialógica.”
   
                                                                                                                  Wagner Wey Moreira









“Corporeidade é buscar transcendência, em todas as formas e possibilidades, quer individualmente quanto coletivamente. Ser mais, é sempre viver a corporeidade, é sempre ir ao encontro do outro, do mundo e de si mesmo”.

                                                                                                                 Wagner Wey Moreira







                                                      2- CORPOREIDADE


“O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestações.

“ Corporeidade é a maneira pelo qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional para o mundo.





A corporeidade guarda três dimensões que mantêm uma relação indissociável e complexa:


  •  Fisiológicos (físico),
  •  Psicológicos (emocional afetiva) e
  • Espirituais (mental-espiritual sendo o universo físico, o universo da vida e o universo antropo-social).


É uma perspectiva inspirada na fenomenologia de Merleau-Ponty, que reconhece que "a cultura científica ocidental requer que tomemos os nossos corpos simultaneamente como estruturas físicas e como estruturas experienciais vividas – em suma, tanto como externos e como internos, biológicos e fenomenológicos". Ressalta-se ainda que o eixo fundamental que articula essas duas estruturas corporais é a corporeidade, que por sua vez assume este duplo sentido: “acompanha o corpo como uma estrutura experiencial vivida e também como o contexto ou o meio de mecanismos cognitivos”. Os autores são enfáticos quando afirmam que a corporeidade tomada nesse “duplo sentido” tem estado ausente da ciência cognitiva, quer seja na discussão filosófica quer seja na investigação prática. E mais: “tanto o desenvolvimento da investigação em ciência cognitiva como a relevância desta investigação para as preocupações humanas vividas requerem a tematização explícita deste duplo sentido da corporeidade”.

A qualidade da corporeidade depende como em todas as funções neurológicas, da qualidade e desenvolvimento das relações neuronais estabelecidas entre as áreas sensoriais e motoras do cérebro. Estas relações, a maioria estabelecida durante a primeira infância desenvolve-se através do treinamento corporal. Para ilustrar a que ponto o ser humano pode desenvolver a corporeidade, basta observar um grande dançarino de balé, um ginasta olímpico ou um campeão de judô. Nem é preciso dizer que, quanto mais cedo na vida do indivíduo as atividades forem treinadas, melhor será o desempenho.

Criando e recriando movimentos, o indivíduo interage, controla seu corpo, sua mente e aprimora suas habilidades. Tudo isso só é possível com a participação da construção do conhecimento, ampliando dessa forma a linguagem corporal.


OLIVIER, Giovanina.G.F - Um olhar sobre o esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. - Tese de mestrado apresentada à Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (área de concentração: Educação motora) - 1995
MOTRICIDADE HUMANA


A ciência da Motricidade Humana é a ciência que estuda o movimento Internacional onde almeja um ser humano práxico, aquele que faz movimentar a história com sentido e com significado. Construindo-se pela percepção e tomada de consciência , por meio do movimento internacional que possibilita a busca da separação preocupando-se dessa forma , com o indivíduo na sua integridade complexidade o que representa a sua corporeidade, ou seja, é aquele que sabe ser, estar fazer, comunicar e compartilhar. Estes referencias pragmáticos permitem que o profissional visualize o mundo sob um novo olhar que marca a sua própria vida, na maneira como o indivíduo lida com a sua alimentação, com sua atividade física, com suas escolhas na vida e, em síntese como cuida da sua própria motricidade.

             O paradigma da complexidade traz consigo uma nova estruturação do pensamento por meio da ordem-desordem-organização onde sugere a relação entre os aspetos físicos e cognitivo, sem separá-los, uma vez que se acredita que a motricidade intervém em todos os níveis das funções cognitivos, mediando as experiências e a compreensão.
Há representações de corpo nas diferentes culturas e momentos históricos. Da ação motora autômata e da consciente, do corpo como instrumento de trabalho. Na antiguidade, os gregos buscavam a harmonia entre corpo e mente com atividades artísticas e atléticas. Com a Modernidade há um privilégio do reflexivo, e o ativo é tido como menos importante. Portanto, há uma segmentação entre corpo e alma, o corpo é cindido.


           Para a civilização Greco-Romano, o corpo e movimento humano vão constituir a base do poder domínio ideológico e bélico da unidade bioética.
Desde a antiguidade já havia indícios da Corporeidade e Motricidade, onde a corporeidade consiste em corpo humano/comportamento motor enquanto a motricidade está ligada ao movimento do corpo e sua conduta motora.